Reivindicação do senador Sérgio Petecão é atendida pelo Ministério da Agricultura, e Acre terá novos fiscais agropecuários
Depois das sucessivas solicitações do senador Sérgio Petecão ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, finalmente o estado do Acre vai ganhar um reforço no serviço de fiscalização agropecuária federal. Nesta quarta-feira, 21, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou a convocação de 200 auditores fiscais federais agropecuários, aprovados no último concurso. Para o estado do Acre serão designados dois auditores fiscais veterinários, dois engenheiros agrônomos, dois agentes de inspeção e cinco agentes agropecuários. Os novos servidores serão lotados nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Rio Branco e Senador Guiomard.
“Essa é uma vitória importante para o nosso estado. Há anos enfrentamos um déficit de profissionais, o que tem comprometido a eficiência da fiscalização agropecuária, especialmente nas regiões de fronteira. Essa convocação é fruto de muito diálogo e da articulação que fiz, juntamente com o nosso superintendente Paulo Trindade, junto ao ministro Fávaro”, comemorou o senador.
Petecão lembra que inúmeras reuniões foram realizadas com o ministro e sua equipe para tratar da urgente necessidade de reforço no quadro de servidores do Ministério da Agricultura no Acre, especialmente diante dos gargalos enfrentados na fiscalização agropecuária e na atuação nas alfândegas de Epitaciolândia e Assis Brasil.
Lotação
De acordo com informações da Superintendência estadual do Ministério da Agricultura, os auditores fiscais serão lotados na sede, em Rio Branco, e no município de Senador Guiomard; os engenheiros agrônomos irão atuar em Assis Brasil e Rio Branco; os agentes de inspeção irão trabalhar em Assis Brasil e Brasileia; e, dos cinco agentes agropecuários, dois irão atuar em Epitaciolândia e três na capital em Rio Branco.