Petecão busca, junto ao Dnit, celeridade na liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária do Acre
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) reuniu-se nesta quinta-feira (13) com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, e com o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, para discutir investimentos em infraestrutura rodoviária no estado.
A pauta prioritária do encontro foi a situação das BRs 364 e 317, a reforma da ponte sobre o Rio Caeté, além da construção do anel viário em Brasiléia e da nova ponte na região, considerada essencial para o fortalecimento das relações comerciais com o Peru, via porto de Chancay.
Durante a reunião, Petecão destacou o compromisso do governo federal com essas obras, mencionando que, tanto o presidente Lula, quanto o ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçaram a prioridade dessas iniciativas.
“Saio daqui muito feliz. O Ricardo Araújo fez um levantamento da situação e, com a chegada do verão, temos a esperança de avançar significativamente. Estas são as obras mais importantes para nosso estado”, afirmou.
A população do Acre, disse o senador, especialmente de Cruzeiro do Sul, tem cobrado a conclusão da pavimentação e a manutenção da BR-364, vital para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região. Um dos pontos críticos abordados foi o da ponte sobre o rio Caeté, que enfrenta problemas estruturais. Fabrício Galvão garantiu que o Dnit trabalha para viabilizar soluções definitivas para a obra.
“Esta visita é fundamental para acelerar a busca por recursos e garantir uma infraestrutura adequada para o Acre”, pontuou Galvão.
O superintendente do Dnit no estado, Ricardo Araújo, também reforçou a importância do apoio político para destravar investimentos e acelerar as obras. Ele destacou o empenho do senador Petecão, que tem cobrado constantemente melhorias na malha viária acreana.
De acordo com o senador, desde o início do governo Lula, mais de R$ 1 bilhão já foi investido na BR-364. A expectativa é que, com esses recursos, o estado possa solucionar gargalos históricos na infraestrutura de transportes, impulsionando o desenvolvimento regional, garantindo aos acreanos mais segurança e comodidade.